quinta-feira, 26 de março de 2009

Chegada nos Isteites: aeroporto de Miami


Primeiramente, gostaria de me desculpar com os meus cyberespectadores pelo tempo de postagem. Levar uma vida de mexicano nao e la muito facil, mas agora que virei turista, a coisa vai melhorar. Turista! Claro, que brasileiro, por mais pobre que seja, nao perde a chiqueza, bein.

Finalmente, estamos em solo norte-americano. Milhoes de coisas passam na sua cabeca nesse momento. Quando voce ver Miami atraves da janela do aviao e ver que e real, que voce esta desembarcando numa das cidades mais badaladas do mundo e, principalmente, em um pais rodeado de mitos e arquetipos… NOOOSSSAAA!!! E muita marihuana, rapa! Assim que avistei a cidade, foi que a ficha comecou a cair. Mas, o suspense estava apenas comecando.

O aeroporto de Miami e um dos maiores do Estados Unidos, a maioria do mundo que entra nesse pais passa por la. No caminho da aeronave para a imigracao e que voce percebe os diferentes biotipos de pessoas e culturas que estao ao seu redor. Branquelos, gigantes, orientais, turbantes, lencos, rastafares, negros, botas, luvas, casacos, pantufas… Voce encontra de tudo. Chegando na imigracao, e que o babado comeca. O coracao comeca a gelar. Sao inumeras as filas nos guiches. A minha companheira de viagem ficou para tras quando o policial me indicou uma outra fila que havia aberto. Foi ai que me liguei que o “get by!” (Te vira, fera!) comecava a fazer efeito.

E la vou eu para o guiche. A primeira pergunta que o policial fez foi – “@$#%& $#%@ you?” Puta que pariu! Nessa hora parece que tudo que voce aprendeu nos anos de cursinhos de ingles nao sao nada diante do seu nervosismo. Pra me safar, fiz uma cara de quem nao tinha prestado muita atencao e… - Sorry?! Ai, meu Deus, se eu nao entender o que esse fila da puta me disser vou voltar pro Brasil, ja que meu visto era pra trabalho. Ai foi que ele olhou pra minha cara de verdade e repetiu. – “How old are you!” (Quantos anos voce tem? - Porrraaa!!!! Uma pergunta que vc aprende no primeiro dia de aula do curso de ingles, tu nao conseguiu entender caralho!?). Com meu passaporte e minha documentacao em maos, ele ainda achou pouco e perguntou o que eu ia fazer no pais. Aahhhh, eu vou rodar bolsinha moco, porque no Brasil as Puta ganha pouco e pelo menos aqui e so rebolar que eu ganho dolar. BURRO! Ta vendo que meu visto e de trabalho, animal! Para encerrar o nosso caloroso dialogo de boas-vindas, depois de examinar minha papelada, o viado solta, logo em seguida, um “Fuck hell” (que e tipo, PUTA MERDA!). Pronto! Fudeu! Vou voltar pro Brasil. Se voce ja fica nervoso porque tem que falar em ingles com um policial americano na imigracao, agora, e que eu ia infartar. Sem falar nada, o miseravi tirou minha foto, carimbou o passaporte e o I-94 e perguntou… - “Perola? HUM! Good!”. Olhou pra mim, sorriu e me liberou. Filho da raaaapariga, ainda queria me comer. Va se fuder! “Va socar uma, meu!”, como diz uma amiga paulista. Ta pensando que eu sou tailandesa?!

Depois de rodar o aeroporto atras da minha mala, me encontrei com o pessoal da agencia de intercambio que estava me esperando. Dadas algumas instrucoes, eles me ajudaram a procurar um motel e deram o lavra. CALMA RAPA! Num sai do Brasil vicando nao. Ta pensando o que?! Sou uma pessoa de familia, de respeito. Motel nos EUA e o mesmo que pousada.

Foi ai que peguei um taxi, daqueles amarelinhos que a gente ver nos filmes. Dei o endereco pro motorista que nao sabia onde ficava o motel. Pronto! Eu do o endereco pro cara, que e taxista e ele nao sabe onde fica. Vai me perguntar onde e. Como nao conseguiamos nos comunicar em ingles. Perguntei se ele sabia falar espanhol e o engracadinho, perguntou se eu sabia falar arabe. E tu que vive em Miami! Foi entao que ele me explicou, em pessimo ingles, que eu tinha que pegar um taxi azulzinho, porque era o unico que poderia circular pela regiao indicada no endereco. Eita frescura! Se fosse no Brasil, Eu ja tinha chegado ao destino. Bom, pelo menos, o motorista do outro taxi era cubano e pudemos conversar em espanhol durante todo o caminho. (Bendita seja Malba Lucena e seu cursnho de idiomas da Conde da Boa Vista.). Na conversa, disse que eu e uma reca de amigos tinhamos muita vontade de conhecer Cuba. Por outro lado, ele me explicou que o pais nao e um lugar bom para se viver como para muitos parece. A medicina tao desenvolvida nao chega aos cidadaos e a falta de liberdade e um grande problema. Alem disso, na sua opiniao Che Guevara foi um assassino e o pais so e bom para quem e turista. Confesso que refleti muito sobre o que ele falou. E muito facil pensar que um pais comunista e perfeito. Mas, para quem esta totalmente imerso, como nos brasileiros estamos, no capitalismo vorazmente consumista, na pratica, este estilo de vida nao sobreviveria. Obviamente, tudo tem seus pontos positivos e negativos. Na minha opiniao, o que precisa ser discutido e uma nova forma de governo - moderna e que atenda as necessidades da nossa sociedade. Alem de que, confesso que sentiria falta de comer um Big Mac, de tomar um café do Starbucks e vestir All Star.

Nenhum comentário:

Postar um comentário